O vereador Sandro Moreira esteve reunido na manhã da última quarta-feira (24), com o coordenador geral da Escola Pública de Trânsito, (EPTRAN), localizada na sede do DETRAN-BA em Salvador, com o intuito de levar para o município de Simões Filho, na Região Metropolitana (RMS), um curso de qualificação para mototaxistas e condutores de passageiros.
De acordo com vereador, a iniciativa parte da necessidade de prevenir e diminuir os altos índices de acidentes de trânsito, que envolvem as categorias em todo o território baiano e que se estendem para as cidades da RMS como Simões Filho, que hoje abriga um grande polo industrial.
“Essa é uma grande problemática, especialmente dos mototaxistas dentro do cenário de trânsito no Brasil e na Bahia. Então, essa questão, ela se avança para as regiões metropolitanas, onde Simões Filho está incluído e o índice é muito alto de acidentes, de problemas e de irregularidades. A ideia é fazer a regulamentação dessas categorias e darmos condição desses profissionais terem dignidade e efetivamente tornarem-se profissionais qualificados”, destacou Sandro em entrevista.
O vereador revelou que, a realização do curso de capacitação é um desejo que ele carrega desde quando esteve no comando da 25ª CIRETRAN, no período que compreende os anos de 2013 a 2016. No entanto, somente agora conseguiu avançar com a proposta.
“Essa é uma iniciativa nossa, que na realidade desde que fui coordenador da 25ª CIRETRAN eu tenho buscado essa interação. Na época havia alguns impedimentos e nós não conseguimos esse tipo de parceria, mas hoje, nós já estamos avançando neste sentido e dentro de dois meses a gente deve está implantando aqui na nossa cidade esse curso de qualificação”, disse ele.
Ainda segundo Sandro, a receptividade e o apoio do coordenador geral da EPTRAN, Carlos Moura tem sido fundamental para que o processo de implantação da escola no município possa avançar.
“Nós fomos muito bem recepcionados pelo DETRAN-BA, na pessoa do coordenador geral da EPTRAN, que abraçou a ideia e que garantiu nos dá esse apoio e nos ajudar no sentido de fazer esta qualificação”, completou.
Também participaram da reunião a presidente da cooperativa de mototaxistas do município, Claudia, a assessora jurídica da cooperativa, Magda e o coordenador da 25ª CRT-DETRAN-BA, Berlindo Gazineu.
Fonte: Mapele News.