Durante a sessão desta terça-feira (11/12), o parlamento simõesfilhense aprovou o Projeto de Lei nº 031/2018, oriundo do poder Executivo, que altera a estrutura organizacional da Prefeitura de Simões Filho.
Entre as alterações previstas na matéria, o prefeito Diógenes Tolentino solicitou a criação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), que terá as mesmas funções da extinta SESP, ficando responsável pelo uso do solo, limpeza urbana e iluminação pública.
Presidente da Comissão Permanente de Justiça da Câmara, o vereador e líder da bancada de oposição, Sandro Moreira assinou favorável o parecer para à aprovação da pasta, o que gerou um certo alvoroço entre os demais adis. Contudo, em entrevista ao programa Panorama de Notícias na manhã desta quarta-feira (12), Sandro explicou o seu posicionamento.
“O vereador precisa entender como funciona o legislativo, qual é a obrigação do vereador no Parlamento Municipal. O grande problema hoje de alguns vereadores é que eles não têm esse entendimento e isso nos causa algumas celeumas. Entendemos que o vereador tem que estudar acerca do Parlamento e identificar o que é melhor para o povo e para a cidade. Com isso eu não quero dizer que a criação da secretaria tenha sido a melhor coisa do mundo, inclusive fiz as minhas interrogações, onde indaguei sobre todos os aspectos na questão técnica, e é esse o papel do vereador na qualidade do Legislativo”, pontuou.
De acordo com Sandro, ao contrário do que muitos pensam, a função do vereador de oposição não é atrapalhar a gestão municipal e sim garantir que os anseios da população sejam atendidos sem qualquer dano ou prejuízo ao erário público. Deste modo, cabe ao parlamento o papel de fiscalizador, função essa que ele tem desempenhado com muita veemência.
Na oportunidade Moreira ainda enviou um recado ao prefeito Diógenes Tolentino deixando claro que, apesar de ter sido favorável a criação da Secretaria, não assumiu nenhum tipo de acordo pessoal com a gestão ou com outros vereadores, apenas reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelos cidadãos simõesfihenses e acima de tudo exercendo a função de representante do povo.
“Quero dizer ao prefeito Diógenes Tolentino que o fato de ter eu votado a favor do parecer, eu não sinalizo acerca de nenhum tipo de acordo. Quem conhece o meu perfil sabe que eu não tenho compromisso pessoal com ninguém, eu tenho compromisso com a cidade, e dizer ao prefeito o seguinte: prefeito o vereador Sandro Moreira está de olho no senhor, admiro o seu trabalho, admiro a sua conduta, mas tenho a obrigação de lhe fiscalizar e farei isso com muita tranquilidade”, afirmou.