O governador da Bahia, Rui Costa (PT) confirmou a sua vontade em ter o senador Otto Alencar (PSD) como seu sucessor e candidato do governo na eleição de 2022. A informação foi compartilhada pelo jornal Tribuna da Bahia.
De acordo com o informativo, a intenção de Rui é disputar o Senado, mas para isso acontecer ele não pode contar com o senador Jaques Wagner (PT) como candidato a governador.
O receio de Rui Costa é que Jaques Wagner consiga o comando do PT baiano, através de Éden Valadares, e atrapalhe seus planos na eleição de 2022, quando poderá sair como candidato ao Senado.
Isso porque Wagner pode encabeçar a chapa para o governo, abrindo espaço para o PSD na única vaga para o Senado, e colocando Rui para escanteio, o mesmo que aconteceu com o próprio Wagner em 2014.
Por isso o governador trabalha nos bastidores para impedir a vitória de Éden Valadares. Atual assessor de Wagner, Valadares foi lançado, no início do mês, como candidato à presidência estadual do PT pela chapa “Renova PT: Democracia e Luta #LulaLivre”. O candidato a vice é Emiliano José.