Faleceu na tarde desta quinta-feira (11/07), aos 56 anos, a líder comunitária e voluntária do bairro São Conrado em Simões Filho (Região Metropolitana de Salvador), Maria das Graças Santo Brito, Dona Gracinha, como era carinhosamente conhecida.
Dona Gracinha era bastante conhecida pelo engajamento em ajudar ao próximo através das diversas ações sociais que liderava junto ao grupo “Voluntários do São Conrado”. Entre as ações, Natal Solidário, Festa das Crianças, Páscoa e outras.
Uma das últimas ações organizadas por Gracinha, com ajuda de instituições parceiras, aconteceu no dia 05/05 na localidade do Abaeté, em Salvador. Na ocasião, a campanha social recolheu pacotes de leite em pó para distribuir a dezenas de famílias carentes.
Gracinha foi exemplo de amor ao próximo e a prova de que “o pouco com Deus é muito”. Mesmo sendo de origem pobre e sem muitas condições de ajudar os outros, ela sempre encontrava uma maneira de contribuir com os menos favorecidos, mesmo que disso dependesse repartir o pouco que lhe restava.
Em março deste ano ela foi reconhecida em toda a cidade com a entrega da medalha Noêmia Meireles Ramos, uma honraria oferecida às mulheres com história de luta e influência social no município. Embora tenha sido entregue em vida, a homenagem foi pouco em relação ao trabalho prestado por Graça e todo o reconhecimento que ela merecia ter, especialmente pelos poderes públicos, que muitas vezes deixam de cumprir o seu papel junto à população carente.
Quem a conhecia de perto sabia que um dos seus maiores sonhos era ver sua comunidade assistida pela gestão municipal, tendo suas demandas atendidas e um pouco mais de dignidade.
Dona Graça faleceu no fim da tarde desta quinta-feira (11/07) em uma unidade de saúde de Salvador. Ela se preparava para fazer uma cirurgia no Pâncreas, mas acabou não resistindo e veio a óbito, deixando filhos, netos e uma comunidade inteira em luto. No dia 17 de julho, ela completaria 57 anos.
Neste momento de profunda tristeza, a redação dos sites Tabuleiro Baiano e Informe Notícias se solidariza com os familiares enlutados deixando os votos de consolo em Cristo, na certeza de um breve reencontro na glória celestial.