Em um jogo dramático em Porto Alegre, a seleção brasileira mais uma vez passou por sufoco, mas conseguiu vencer nos pênaltis e garantir vaga na semifinal da Copa América.
O Brasil chegou a ter 68% de bola nos primeiros 45 minutos, mas faltou penetração, coragem de chutar de fora da área. Também contribuía muito o péssimo estado do gramado da arena gremista.
No segundo tempo a pressão Brasileira aumentou ainda mais e diversos lances perigosos fizeram o goleiro Gatito suar a camisa, mas a bola parecia não querer entrar. O Paraguai seguiu se defendendo, com todos seus jogadores, o Brasil massacrou, mas não conseguiu marcar.
Com a decisão levada para os pênaltis, o goleiro Alisson mostrou que o brasileiro não se rende facilmente e defendeu com convicção o chute batido por Gustavo Gómez começou no canto esquerdo. Já Willian começou batendo muito bem, deslocando Gatito e o Brasil abriu a vantagem de 1 a 0.
Almirón também desloca Alisson; 1 a 1. Gatito acerta o canto esquerdo, na cobrança de Marquinhos, mas a bola entra. 2 a 1. Valdez bateu forte sem chance para Alisson, 2 a 2. Phillipe Coutinho bateu no canto direito de Gatito, que esperou até o último segundo, mas não conseguiu espalmar. 3 a 2. Rodrigo Rojas deu uma bomba no canto direito, no alto. Alisson não conseguiu defender. 3 a 3.
Para desespero da torcida brasileira, Roberto Firmino cobrou mal, para fora, longe do canto direito, que buscou. Mas, em seguida, Derlis González perdeu a oportunidade de colocar o Paraguai em vantagem. Bateu também para fora.
Gabriel Jesus entrou determinado a consagrar a vitória do Brasil e conseguiu. Cobrou o pênalti como gosta, com paradinha e tudo, deslocando o goleiro paraguaio. O Brasil exorcizou o fantasma das eliminações por pênaltis para o Paraguai e venceu por 4 a 3 passando para a próxima fase da competição.