Na última sessão do ano de 2017, realizada nesta terça-feira 12/12/2017, até mesmo os vereadores que são da base aliada concordaram que alguns funcionários do primeiro escalão do governo Dinha deixaram a desejar nestes seus 12 primeiros meses de atuação. Sendo assim, os elogios deram lugar as críticas e as severas cobranças.
Entre os mais criticados, o secretário de Meio Ambiente, Elias Melo foi recorde de citações entre os edis. Depois da chamada feita pelo vereador Canjirana acerca da falta de atitude do chefe da pasta até mesmo em realizar atividades como poda de árvores, outros edis fizeram referência ao mau desempenho dos secretários na sequência.
Para o líder de oposição, Sandro Moreira, a atitude de Orlando tentando inibir as críticas dos edis foi algo ilegítimo. “O que o vereador líder da bancada fez é cercear o direito de defesa. No momento que o vereador, na qualidade de líder do governo tenta calar a boca dos nobres vereadores nesta casa, em face da defesa do Executivo municipal, ele está desfazendo, desqualificando o legislativo. Não existe isso, nós estamos aqui pra defender o povo e não pra defender o prefeito. Os secretários infelizmente não estão dando respostas, nem a nós vereadores, nem a população”, disse Sandro.