A Argentina fez seu melhor jogo na Copa América, mas nem isso foi suficiente para evitar a derrota por 2 a 0 para o Brasil na noite desta terça-feira (03/07) no Mineirão e o adeus ao título da competição continental.
O desempenho dos germanos no embate semifinal foi destacado pela imprensa do seu país que, no entanto, não perdoou a arbitragem do equatoriano Roddy Zambrano. Criticando a não utilização do VAR (Arbitro de vídeo), o site do diário Olé gritou pela não marcação de supostos dois pênaltis “claros” em favor da Alviceleste e sublinhou: “Uma VARbaridade”.
A bronca do jornal platino ficou ainda mais evidenciada em sua edição impressa: “Sin VARguenzas” (“sem vergonhas”, em português). Segundo o periódico argentino, o “VAR brilhou por sua ausência” em “outro papelão da arbitragem.
O tabloide questionou a não utilização do árbitro de vídeo em dois momentos no segundo tempo, um entre Nicolás Otamendi e Arthur, e o outro com Sergio Agüero, lance este que na sequência proporcionou o contragolpe letal criado por Gabriel Jesus e que terminou com o gol da vitória brasileira, assinalado por Roberto Firmino.