O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) comandada por Léo Prates (DEM), irá inaugurar o seu primeiro Centro Municipal de Acolhimento para pessoas LGBT de Salvador.
De acordo com o órgão, a unidade terá capacidade para até receber até 30 pessoas em situação vulnerável e contará com investimento de R$ 1,4 milhão. A instituição será implantada por execução direta, sem licitação, para garantir que a administração do espaço seja feita por empresa alinhada com princípios humanos e de cuidado com a comunidade LGBT.
O projeto inicial do Centro de Acolhimento foi proposto pelo vereador Marcos Mendes (PSOL) que em sua indicação solicita ainda que a unidade seja administrada por gays, lésbicas e pessoas transexuais, onde serão seguidos padrões do modelo já implantado em São Paulo.
Para Leo Prates “a situação de rua de um LGBT não é comum. Se abrigado em convívio normal, ele pode sofrer homofobia e voltar para a rua”, por isso o centro espera abrigar e ampliar o debate sobre LGBTs vítimas de violência ou em situação de rua por conta da fragilização e rompimento de seus vínculos familiares.