Ao fazer uso da palavra franqueada durante a sessão ordinária desta terça-feira (28/05), o vereador e líder do prefeito Dinha na Câmara de Simões Filho, Neco Almeida (PSD) não poupou esforços para criticar o movimento organizado por ambientalistas do Vale do Itamboatá contra o aterro sanitário da empresa Naturalle.
Em sua fala, o vereador comentou sobre a presença do movimento Nossas Águas, Nossa Terra, Nossa Gente, liderado por moradores da Fundação Terra Mirim e comunidades quilombolas do entorno do Itamboatá, que todas as terças-feiras comparecem às sessões segurando cartazes com frases de efeito contra a Naturalle.
Usando de ironias, Neco começou o seu discurso dizendo que estava muito triste, porque, após a saída do vereador e líder da bancada de oposição, Sandro Moreira (PSL) da plenária, minutos antes da palavra franqueada, todos os representantes do movimento também deixaram a sessão.
“Agora chego a conclusão que esse movimento da Naturalle é um movimento político, porque o vereador Sandro é quem traz para cá essas pessoas. Elas não vêm para cá com toda sua vontade para lutar por uma causa. Eles têm que lutar por uma causa, se assim quisessem estavam aqui até agora lutando, mas saíram todos, deram adeus a quem está aqui”, disse o edil com desdém.
“Que eles venham para cá lutar por um direito que é dentro do direito que se discute na democracia, exigir o seu direito. Nós estamos aqui, na condição de vereador para atendê-los e com toda a educação recebê-los. Então, eu fico triste senhor presidente que eles foram embora e não aqui ficaram para nos ouvir e nos decepcionaram mais uma vez”, completou ele.
Já enquanto porta voz do prefeito Dinha, Neco declarou que o alcaide é totalmente contra o “lixão” afirmando que a licença ambiental para o funcionamento do aterro sanitário não é de competência da prefeitura.
“Quero também aqui dizer para todos, que o prefeito Diógenes Tolentino, ele não fica em cima de muro, ele é contra, vou repetir, totalmente contra a instalação, entre aspas, que não é um lixão, é um aterro, em Simões Filho. Porque, quem concede essa autorização é o estado e não o município”, salientou.
Como de costume, Neco rasgou elogios ao prefeito e disse que as pessoas precisam parar de difamá-lo, porque o gestor trabalha vinte e quatro horas para trazer melhores condições de vida à população.
“É melhor as pessoas entenderem e parar com essa difamação de um homem trabalhador, um homem que acorda e dorme pensando em Simões Filho e que aos domingos e feriados está presente com a sua equipe trazendo para Simões Filho, como aqui já foi dito, desenvolvimento”.
Antes de concluir, o edil se dirigiu diretamente aos seus opositores dizendo que “enquanto vocês fazem politicagem a gente trabalha”. O vereador ainda admitiu estar emocionado e concluiu sua fala dizendo que “aqui não há lixão e sim um aterro de inertes”.
.