A visita inesperada do ex-prefeito e atual deputado estadual Eduardo Alencar na Câmara de Vereadores de Simões Filho (RMS) na manhã desta segunda-feira (27/05) exaltou os ânimos e provocou desequilíbrio no grupo da base do prefeito Diógenes Tolentino.
O ex-gestor simõesfilhense esteve no município após protocolar junto a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia uma solicitação para que seja investigado o funcionamento do Aterro Sanitário da empresa Naturalle na cidade. Empresa essa que vem ocasionando grandes conflitos entre a gestão municipal e as entidades ambientalistas que defendem a preservação do Vale do Itamboatá.
Contudo, pelo que parece, a presença de Eduardo Alencar ainda causa desconforto para muitos políticos da cidade, especialmente àqueles que foram eleitos pela sua antiga base, mas que hoje declaram amor incondicional ao prefeito Dinha.
A exemplo disso está o vereador Jailson Soares (Jajai), que durante a reunião na sala da presidência da Casa Legislativa demonstrou total descontrole, inclusive alterando o tom de voz e usando palavras de baixo calão para tentar desmoralizar o deputado, enquanto fazia a média com o seu mais novo mandatário.
Em sua fala desordenada, Jajai acusou Eduardo de ser o principal responsável pela vinda da Naturalle para o município, mesmo sabendo que o alvará de construção e todos os processos que envolvem a implantação da empresa de janeiro de 2017 para cá, são de inteira responsabilidade e fiscalização do prefeito Dinha.
Sem pestanejar, Eduardo disse apenas que o próprio Jailson, entre outros vereadores que hoje compõe o parlamento municipal também fizeram parte do seu governo e que nesse sentido, se ele tem culpa, não é o único culpado.
Em entrevista á imprensa local minutos depois, Eduardo revelou que embora o termo de anuência e a licença provisória para a implantação da Naturalle tenham sido liberados pelos secretários de Desenvolvimento Econômico da época, Paulo Alban e Meio Ambiente, Ricardo Figueiredo, os documentos não foram atestados pela Controladoria Geral do município, nem possuem a sua assinatura.
Em sua fala, Eduardo afirmou que, se tivesse conhecimento real das verdadeiras intenções da Naturalle para com o município provavelmente a concessão não haveria sido liberada. Por isso está fazendo todo o possível para que o fato seja corrigido, inclusive provocando uma audiência pública na ALBA, a fim de discutir o caso e esclarecer os fatos, justamente porque, como ex-gestor, ele não tem nada a esconder.
Já sobre a gestão atual, o deputado colocou que o prefeito Dinha tem todos os dispositivos necessários para intervir junto á revogação da licença para o funcionamento do Aterro Sanitário, mas, pelo que parece, o alcaide tem interesse que a empresa de fato se instale na cidade.
Com relação ao clima pesado de embate político e as ofensas descabidas do vereador Jajai, Eduardo disse que “isso tudo é normal, porque envolve a parte política e emocional” e que amigos dele hoje são adversários e por isso, “a visita acabou se tornando mais politica do que técnica”.