Editorial: “O prefeito que conhece de conversa pra boi dormir, mas não de gestão pública”

Em uma série especial de matérias, o Tabuleiro Baiano irá publicar rotineiramente textos escritos por seus leitores assíduos, especificamente no que se refere ao cenário político no âmbito nacional, estadual e municipal.

E, para abrir a interação com o leitor, nesta quinta-feira (23/05) trazemos, em uma nova edição, os questionamentos da simõesfilhense Neila Santos, gestora pública, que diariamente expõe  nas redes sociais as sua impressões sobre a situação atual da cidade de Simões Filho.

Convidada a colaborar com a redação do Tabuleiro Baiano, transcorrendo sobre a mais nova polêmica do prefeito Diógenes Tolentino a cerca das “dívidas milionárias da cidade” e especialmente sobre as suas indagações referentes ao posicionamento do vereador e líder da oposição, Sandro Moreira, Neila redigiu um editorial completo, com fatos históricos e comparações cabíveis.

Leia o texto na íntegra:

“O prefeito que conhece de conversa pra boi dormir, mas não de gestão pública”

 Expressão popular em português (do Brasil) utilizada quando se diz que alguém está de conversa mole, lero-lero, desculpa esfarrapada ou mentira contada com a intenção de enganar alguém.

Como iremos tratar de ações do prefeito “Dinha Marqueteiro”, da cidade de Simões Filho, o qual predominou em sua gestão centralizadora forma de sistema ditatorial, deste modo, pode ser compreendida como um seguimento de um nazi-apoiador.

 Segundo o ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, “uma mentira repetida mil vezes tornar-se verdade”.

As nítidas misturas de verdades e mentiras, perfeita obra do engano são predominantes neste sistema manipulador.

Mais uma vez Diógenes Tolentino desliza em seu pronunciamento. Não irei defender o ex gestor e hoje deputado Eduardo Alencar, porque o mesmo não precisa de defesa, já se pronunciou na tribuna da Assembleia Legislativa assumindo que deixou dívidas da prefeitura empenhadas.

Desta forma, o “Dinha Marqueteiro”, querendo confundir a população simõesfilhense usa a imagem do vereador líder da bancada de oposição em suas​ mistificações.

Pois, bem! Todos sabem que a dívida existe, além de ter sido empenhada com recursos em caixa e com operações de crédito a compensar, que não depende somente, do controle do gestor.

Dentro desse contexto, a ação do vereador Sandro Moreira, representante do Poder Legislativo municipal, atuando como fiscalizador dos gastos públicos é fundamental para garantir que a sua aplicação esteja de acordo com os interesses, do bem comum.

É importante salientar que o vereador quando controla a atuação do gestor público municipal está, na verdade, cumprindo uma obrigação fixada  pelo texto da Constituição Federal Brasileira de 1988, a qual estabelece em seu art. 31 que a fiscalização do município será exercida pelo Poder Legislativo municipal, mediante controle externo.

Portanto, Diógenes, essa conversa de dívida e usando atuações legais de um vereador coerente, para justificar sua “conversa para boi dormir” e camuflar suas mentiras, não engana e não enganará a mais ninguém.

O povo quer​ seu pronunciamento sobre: contratos milionários e mal executados; 7 milhões gastos em propaganda; Contrato de quase 700mil reais de manutenção e requalificação dos canais iniciado em 09/01/19 e acaba em agosto ( salientando que, os canais não receberam manutenção deixando esgotos invadir as casa).

O projeto político pedagógico está sendo aprovado em dias? O conselho de merenda escolar está funcionando dentro da legalidade? Reajuste dos professores foi repassado de forma integral, ou somente o que vossa excelência, dono de um recurso federal limitou? Lançou no Sig, o pagamento do contrato de limpeza de canais de maio a outubro de 2018 de 1.500,000,00? Publicou o vencedor e  homologação da licitação?

Como não conhece de gestão pública, não sabe de fato a importância dessas ações e muito menos que circulam em tempos reais, logo, logo, terá seu momento de conversar mole, lançar seus lenga-lenga  pra boi dormir para a Federal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email