A Comunidade Quilombola Pitanga de Palmares realizou, no último final de semana, o tradicional Festival de Cultura Quilombola, em comemoração ao dia Consciência Negra.
Neste ano o evento trouxe como tema: “O Guerreiro Vive – Binho do Quilombo, presente em Pitanga de Palmares”, para homenagear o líder comunitário Flávio Gabriel Pacifico dos Santos, assassinado em setembro do ano passado.
O evento aconteceu no sábado (24/11), no largo de Pitanga de Palmares, a partir das 20h, com a Dança de São Gonçalo e Samba de Viola e foi encerrado no domingo (25/11), com programação que começou às 10h, em frente à comunidade, no ponto de ônibus da BA 093 – KM 11.
Durante a programação, a comunidade contemplou apresentações culturais, com Roda de Capoeira, venda e exposição de artesanatos e comidas típicas, além da Oficina de Gastronomia Quilombola.
O evento foi realizado pela Associação Etnodesenvolvimento Muzanzu em parceria com a Casa do Samba Dona Alvina e Instituto Binho do Quilombo, com o apoio da Prefeitura de Simões Filho.